Indicações e sugestões de aplicativos úteis para iOS e Android

Wunderlist

Pessoas com sérios problemas de memória (como eu) que esquecem de fazer alguma tarefa no dia-a-dia, devido a grande quantidade de tarefas a serem feitas (ahã, sei), precisam fazer uso de listas para não se esquecerem de algo que precisa ser feito. Quem se preocupa mais com a organização costuma ter agendas com diversas listas separadas por categorias, cores, contexto e etc. O advento da tecnologia permitiu a substituição das listas de papel por listas eletrônicas, que podem ser criadas pelo celular, pelo software instalado no computador ou até mesmo em qualquer navegador Web. Na AppStore existe uma infinidade de aplicativos para criação de listas e, na minha opinião, o melhor deles chama-se Wunderlist.

Este app foi desenvolvido pelos alemães da 6wunderkinder e, de acordo com meu alemão fluente (powered by Google), Wunderlist significa “lista bela” ou “lista maravilhosa”. Pelo nome podemos notar um dos diferenciais deste aplicativo: o Design. A interface gráfica é, de fato, muito bonita. Design moderno e minimalista, componentes muito bem desenhados, cores leves e backgrounds diversificados transmitem uma sensação agradável ao utilizar o aplicativo. Outra característica importante deste aplicativo é o fato dele ser multiplataforma. Existem versões para Mac, Windows, iPhone, iPad e Android. Caso você não utilize nenhuma destas plataformas (mimimi software livre), não tem problema: é possível também utilizar o aplicativo direto do navegador Web. Desta forma você pode manter suas listas sincronizadas e atualizadas no seu trabalho, na sua casa e no seu bolso. Para que tudo isso funcione adequadamente o Wunderlist faz uso de uma conta on-line que mantém suas listas na nuvem. E o melhor: tudo isso inteiramente grátis (pelo menos até a criação deste post). Para se ter uma idéia, o famoso Things custa $ 9.99 na AppStore e faz praticamente o mesmo que o Wunderlist… com uma interface muito menos elegante.

Outras features interessantes do Wunderlist incluem:

  • Criação de tarefas enviando e-mail para me@wunderlist.com. O assunto do e-mail será a categoria da nova tarefa.
  • Notificações via push e e-mail
  • Adição de notas às tarefas
  • Compartilhamento de listas via e-mail ou via CloudApp

Na prática…

Wunderlist é o aplicativo que eu mais utilizo no iPod, sem sombra de dúvidas. Este aplicativo permite que você crie listas de qualquer coisa: lista de compras, listas de convidados para uma festa, lista de presentes de natal, lista de lugares para visitar em uma viagem e por aí vai. No meu caso uso Wunderlist como uma simples e objetiva lista de tarefas diárias, até porque existem outros aplicativos específicos para criação de listas como filmes para assistir ou livros para ler (vou falar deles futuramente). Como sugere o GTD, organizei as categorias das minhas tarefas por contexto (No trabalho, Em casa, Na rua, No telefone). Este tipo de organização é interessante pois agrupa minhas tarefas de acordo com o local onde estou. Desta forma, eu sempre anoto algum app novo que devo baixar quando estiver em casa, anoto os clientes que devo retornar a ligação no trabalho e também anoto as contas a pagar ou itens a comprar quando estiver na rua… só pra citar alguns exemplos. Como nem tudo são flores, as diferentes versões do Wunderlist sofrem com diferentes problemas. No Mac já tive alguns problemas com a sincronização, tendo que fazer logout e logon para conseguir atualizar as listas. No iPod sinto falta da opção de ordenar a lista utilizando drag and drop, recurso disponível nas versões Desktop. Também tive problemas com os recursos de notificação no iTouch, pois várias tarefas com hora marcada não foram notificadas via push (somente por e-mail). Mas são pequenos detalhes que provavelmente serão corrigidos em novas versões.

Resumo da brincadeira…

Wunderlist é um aplicativo indispensável pra quem deseja organizar a vida e não quer gastar nenhum tostão por isso.

Comentários em: "Wunderlist" (5)

  1. Camila Mendes disse:

    Ótima iniciativa, parabéns!!! Já estou super curiosa a respeito da próxima dica!!! Beijos

  2. eu tenho no iPad e realmente cumpre a sua função. no entanto, para listas, AINDA prefiro papel. já testei, ao longo dos anos, diversas aplicações, e atualmente estou com papel, pois acho mais fácil de usar e levar para qualquer lugar. mas para quem não curte papel e caneta e tem um ipod ou iphone, é uma ótima opção.

    eu quero comprar o app do Toodledo. para mim, é um excelente app (tem a vs online também) para utilizar com o GTD.

    adorei o blog. já estou seguindo. e obrigada pelo link. =)

    • Não conheço este app do Toodledo, vou dar uma testada. Sempre que tiver alguma sugestão boa de aplicativo pode nos enviar, ok? A idéia do blog é exatamente essa, compartilhar experiências com os aplicativos utilizados no dia-a-dia.

  3. Quando eu for abençoado pelo dinheiro e comprar meu iPod Touch ou meu iPhone, muito provavelmente este será o primeiro aplicativo a ser instalado. Sou muito esquecido e geralmente o esquecimento me gera um custo alto.
    Parabéns pela dica!!!!

Deixe um comentário

Nuvem de tags